Boca de urna: votarei em branco
Publicado em 3 de Outubro de 2008 às 23:43 por Thássius Veloso
Assunto: Opinião, Rio de Janeiro | Leia mais: Cidade do Rio de Janeiro
A coisa está feia. Eu juro que tentei. Eu juro que acompanhei o ‘hilário eleitoral gratuito’ (que de gratuito não tem nada). Eu juro que procurei as melhores propostas dos melhores candidatos. Mas não deu certo.
Estou desgostoso com os candidatos a prefeito do Rio de Janeiro. Não sei qual deles consegue ser o pior. Isso quando estamos falando dos principais candidatos. Os nanicos me fazem querer chorar de rir, com suas propostas socialistas utópicas. Os programas de governo são inconsistentes; nenhum deles mostra de fato como pretende resolver os problemas da cidade – que vai de mal a pior. Nenhum eles parece merecer meu voto.
Vereadores vão pelo mesmo caminho. Gritar na televisão “educação, saúde e segurança” é o que mais se vê, seguido do número do candidato. Como ele ou ela pretende atingir aqueles objetivos tão falados é que ninguém sabe. Uma verdadeira bagunça eleitoral.
Sei que votar em branco é jogar o voto fora, deixar que as outras pessoas decidam por você. Mas o quadro político no Rio de Janeiro está tão ruim que eu prefiro isso. Não saberia escolher aquele que é possivelmente o menos ruim, uma vez que qualquer das opções, no meu ponto de vista, é péssima. No domingo, o jeito vai ser apertar “Branco” seguido de “Confirma”.
E não me venha falar em festa da democracia.

- foto encontrada no blog Gordo Nerd
Mais umas coisas
1. Espero que o TSE ou algum TRE da vida não me processe por declarar abertamente meu voto aqui no blog.
2. Caso você queira acompanhar a apuração das eleições minuto a minuto, sugiro baixar o software Divulga 2008. Desenvolvido pelo TSE, ele trás relatórios bastante completos dos resultados para vereadores e prefeitos em todos os municípios.
3. Só porque eleitores não poderão ser presos até 48 horas após o término da votação significa que você deva sair por aí fazendo besteira. Se for pêgo em flagrante, já era: vai em cana.
4. A lei seca continua valendo durante o horário de votação. Nada de bar das 8 da manhã (pinguço!) até as 5 da tarde.
5. Se você é candidato, tenha vergonha na cara. Não vá tentar trocar pintinhos por votos. É um ato criminoso e também bastante vergonhoso.
Bom voto.



12 comentários
Dorly Neto
03/10/2008 23:49
Em relação a candidatos, essa é a melhor eleição para prefeito que o Rio de Janeiro já teve. Tirando Crivella e Paes, os outros são ótimos parlamentares e tem história. Não escolher um é preguiça ou analfabetismo político.
Minha humilde e sincera opinião, como a sua.
Thássius Veloso
04/10/2008 0:01
Dorly Neto: agradeço a seca sinceridade. Eu analisei cada um dos principais candidatos, e cada um deles tem pelo menos um motivo para não receber meu voto.
“Os outros são ótimos parlamentares”: parlamentar faz lei, não administra. A cidade precisa de um verdadeiro administrador.
Cristiano Santos
04/10/2008 0:09
Realmente,
o mar carioca não está para peixe!
Antes de mais nada, sou um otimista! Mas esse ano vai ser a primeira vez que estou “realmente” em dúvida sobre o que fazer com o meu voto. Mas me recuso a votar em branco. É um princípio meu. Penso que muitas pessoas morreram antes de eu nascer para que eu tivesse esse Direito. Sempre achei que um voto em branco não resolve, podendo até piorar em certos casos. Mas confesso que nessa Eleição eu estou balançado.
De qualquer forma, concordo com o “Dorly Neto” que há ótimos Parlamentares com a Jandira, que quase foi a nossa Senadora, perdendo para o mesmo Crivella que tem apoio da Igreja e suas mídias. Quanto ao Gabeira, cheguei a pensar em votar nele. Mas sinceramente, coligação com o PSDB está muito aquém da minha capacidade de entendimento. Enfim, é uma grande responsabilidade, mas ainda tenho 48h para fechar esse raciocínio!
Renato Cozta
04/10/2008 0:18
Até votaria em branco se não fosse o bispo. Como ele concorrendo, sou capaz de votar em alguém só para não tê-lo no poder. Concordo com o Cristiano quando ele diz que não há muitas opções, eu por exemplo, balanço pela Jandira Fegalli.
Acredito ainda que eleger alguém nem é o mais importante. Temos que aprender é a cobrar as promessas de campanha dos candidatos eleitos. Para mim, no dia 5 de outubro vamos fazer 10% do trabalho. Os outros 90%, nós deixamos de lado ao longo dos quatro anos de governo.
Thássius Veloso
04/10/2008 0:20
Cristiano e Renato: acho que Jandira seria uma excelente secretária de saúde, mas não uma prefeita.
Christian
04/10/2008 15:38
Se a idéia é expressar descontentamento e decepção, então o mais lógico é anular o voto. O voto em branco significa “qualquer um está bom” — e até onde pude saber, a matemática das eleições faz com que ele seja isso na prática, o que invariavelmente privilegia ainda mais o candidato com mais votos. Já o voto nulo significa “nenhum presta” e ele não é somado àqueles números que elegem um candidato.
Posso estar errado, mas acho que é isso.
A despeito disso, convido a ler isto:
http://gropius.org/2008/10/01/dialogo/
Resumindo, se existe diferença entre os candidatos (e sempre haverá), é importante votar no menos ruim. Como disse um amigo uma vez: “Todos teremos que comer cocô, então que possamos escolher o cocô menos fedido”.
Timóteo
04/10/2008 16:13
Eu posso estar errado, mas dizer que o voto em branco é jogar no lixo pra mim é baboseira…
Isso é conversa, além de nos obrigarem a votar, ainda forçam a votar em qualquer um qd não tem um decente.
Ao meu ver, o voto em branco mostra que eu eu não estou contente com o que tenho de escolha.
Se mesmo a maioria de votos nulos não fizer a diferença e escolherem o que tem 1 voto a mais, pelo menos eu sei que não coloquei um ruim no poder.
Dizer que eu tenho que votar no menos ruim é conversa fiada.
Timóteo
04/10/2008 16:15
ahh como é minha primeira eleição, eu estava pensando voto branco = nulo.
Leandro
05/10/2008 12:12
Votar em branco ou nulo não é jogar fora. É opinar. Não é uma ofensa contra aqueles que morreram para nos dar este direito/dever. É opinar.
Existe uma lei que se 50% + 1 votos forem nulos, a eleição inteira é anulada e novos candidatos serão apresentados, isso se o TRE aprovar a anulação de tal eleição (ou seja, nem mesmo a vontade do povo é levada a sério, ainda existe o veto do TRE).
Eu já votei nulo, anulei para vereador, não vou votar em quem não divulga seus projetos e planos. E fiz voto estratégico para prefeito, votei em quem dificultaria a subida de quem eu não queria (isto me entristesse mais do que anular).
Luiz Claudio Eudes
05/10/2008 17:13
Não se pode beber das 8 da manhã até as 5 da tarde?
Na rua da minha sessão eleitoral, o que tinha de gente enchendo a cara! (teve até briga! :P))
Eu fico puto com isso, fui obrigado a sair de casa num domingo só pra votar no menos pior!
(quase que não fui, mas perder o título de eleitor gera muitas “dificuldades”)
Se o voto no brasil não fosse obrigatório, eu acho que quase ninguém votaria, porem os que votassem cobrariam mais dos políticos (o que os forçaria a nós servir melhor, afinal quem paga aqueles f***** ** **** somos nós, talvez assim eles parassem de roubar e começassem a trabalhar!)
Só de raiva eu anulei meu voto!
(curioso que a urna não mostra mais “voto nulo” agora aparece “numero errado”)
Será que tem algo haver com a “campanha do voto nulo” das eleições passadas? :P
Kosmidis
08/10/2008 8:53
Cara como de praxe desde 2000, voto no Machado de Assis, sempre vejo o horario politico para ter uma base e tentar mudar meu voto, mais não consigo….
Galeno
13/10/2008 7:24
Gente, desde as eleições de 1998 que o voto em branco é exatamente igual ao voto nulo. Por uma questão semântica, eu concordo com o Christian quando diz que para mostrar descontentamento, o mais adequado é anular o seu voto. Porque voto em branco é a analogia do cheque em branco né? É o eleitor dizendo “tanto faz, não me importo”.
O nulo é mais “não gostei de nenhum dos candidatos”. E uma eleição com 50% de votos mais 1 nulos não está automaticamente invalidada. Mas isso abre caminho para que ela possa ser contestada na justiça.
Pena que a Rosinha Garotinho não tenha conseguido a façanha em Campos dos Goytacazes, onde a taxa de votos nulos foi de 44%…
Agora no segundo turno é votar no menos pior, no caso,o Gabeira (no meu caso, em Florianópolis, o Amin, do PP – sim, o partido do Maluf). Vai abrir o seu voto novamente, Thássius?
Deixar comentário