Eu amo meu MacBook White
Publicado em 25 de Setembro de 2009 às 12:07 por Thássius Veloso
Assunto: Tecnologia | Leia mais: Acer, Apple, crítica, Dell, HP, Mac OS, MacBook, Microsoft, Ubuntu, Windows, Windows 7
No início do mês eu escrevi aqui sobre os motivos que me fazem odiar o meu MacBook White. Muito bem, hoje eu vou abordar o outro ponto de vista: quais características positivas do MB me fazem querer continuar com o aparelho.
Como eu disse no outro post, hoje em dia tanto faz escolher Windows, Mac OS ou Ubuntu para a maioria dos usuários. No entanto, o Mac OS X possui uma vantagem que impressiona os Mac users de primeira viagem. Refiro-me à forma como novos aplicativos são instalados: na maioria dos casos, basta arrastar o aplicativo em questão para a pasta “Aplicativos” que a mágica está feita. Não é preciso rodar instalador nem nada do tipo. Mais simples impossível.
Ainda falando em sistema operacional, a atualização dos aplicativos básicos da Apple acontece de forma muito fácil. Com dois cliques (um no logo da Maçã e outro em Atualização de Software), o Mac OS faz o servicinho sujo de procurar atualizações para o Mac OS, para o iLife e para o iWork. Os demais aplicativos, desenvolvidos por terceiros, normalmente também têm no próprio menu a opção de buscar por atualizações. Algo muito bacana que programas criados para Windows também têm adotado.

MagSafe: "Protegendo seu investimento".
Saindo do software e indo para o hardware, nesse campo a Apple faz um trabalho de primeira ao manter todos os aspectos do MacBook bem integrados. Vai dizer que não é genial um conector de carregador que utiliza ímã para se manter preso? Com isso o risco de alguém esbarrar no fio e derrubar todo o equipamento cai drasticamente. Imagine o prejuízo que um MB esparramado no chão, com peças para todos os lados, causaria.
A bateria é outra vantagem do MacBook White. Lembro que no meu notebook anterior, da Acer, o máximo de tempo que eu conseguia utilizar eram aproximadamente duas horas (antes da bateria morrer de vez). No notebook da Apple a coisa é bem melhor: com a internet
sem fio ligada, mas sem abusar dos recursos do sistema (nada de games ou aplicativos que fazem uso intensivo da máquina), já consegui ficar quatro horas direto com o MacBook funcionando, no colo. Nesse caso o problema passa a ser o aquecimento do MB, que costuma ser exagerado.
Por último, mas não menos importante, está a facilidade de não precisar desligar o MacBook. Sim, é virtualmente desnecessário desligar o notebook no fim do dia, para no dia seguinte iniciar a máquina dando boot. Tudo no equipamento foi muito bem construído para que, ao fechar a tampa, ele entre em modo de soneca; ao abrir a tampa, em poucos segundos o Mac OS está de volta com a área de trabalho (“mesa”) intacta. O Windows 7 ainda precisa comer muito feijão com arroz para oferecer um modo de hibernação soneca similar ao do MacBook. No entanto, como sabemos, a Microsoft não produz o hardware e o software, então podemos dar um desconto para a empresa do tio Bill.
Estão aí os motivos para você optar por comprar um MacBook White. Mas eu mantenho a minha opinião de que o cliente deve entrar no mundo Apple já comprando um MacBook Pro de alumínio, que custa bem caro. Ou então que fique com um excelente notebook de outro fabricante, como HP ou Dell
, rodando Windows 7.



25 comentários
Bruno
25/09/2009 12:27
Concordo plenamente com o último parágrafo, mesmo sem experiência alguma com macbooks, imacs…
Hum, novo visual… vamos ter mais novidades por aqui, sr. Thássius?
@le Johnny
25/09/2009 16:57
Dormir e hibernar são coisas diferentes. :)
Dormir é o computador entrar em um estado de baixo consumo de energia. Desligando dispositivos e deixando os dados da memória ram e HD ainda carregados.
Hibernar é alocar toda a memória ram do sistema no HD e desligar completamente o computador.
Ao ligar novamente, os dados são realocados do HD para a memória ram, iniciando o sistema exatamente como estava antes.
O sleep e wake-up do 7 estão muito bons, aqui acorda 1 segundo mais rápido que o Snow Leopard. Não sei é pelo fato do PC ter mais memória ram, acho que não interfere…
Thássius Veloso
25/09/2009 17:03
@ale Johnny: Alterei o texto. Obrigado por avisar!
Eu raramente deixo o Windows em modo de soneca ou hibernação. Geralmente ou ele está ligado 100%, ou está desligado 100%.
@le Johnny
25/09/2009 17:13
Aqui seria um desperdício de energia deixar o PC ligado direto. Ele sempre está dormindo e só acordo ele quando preciso acessar alguma coisa que esteja salva nele.
Rodrigo P. Ghedin
25/09/2009 19:08
Se esses são os pontos fortes, o que justifica a compra de um Apple, então acho que não vale a pena.
Praticamente tudo que foi falado o PC/Windows tem… Só não o modo de instalação de aplicativos (embora o Next > Next > Next > Finish não seja a coisa mais difícil do mundo), e o MagSafe, que é legal e tudo mais, mas… então, né?
[]’s!
Thássius Veloso
25/09/2009 19:16
Rodrigo P. Ghedin: Vale a pena quando você pensa que tudo isso é construído de forma integrada, para que o usuário tenha o mínimo de trabalho possível. Sem falar que a Apple é Apple.
Rodrigo P. Ghedin
25/09/2009 19:20
“Apple é Apple”? Agora me dê os argumentos de verdade.
E todos os fabricantes visam a satisfação do usuário. Você compra um Dell, e o único trabalho é tirar o notebook da caixa e ligá-lo – está tudo instalado, funcionando redondinho, sem traumas para o usuário.
Se estivéssemos falando do mercado cinza, PCs frankenstein, ainda caberia esse argumento, mas em se tratando de notebooks, no way…
[]’s!
Thássius Veloso
25/09/2009 19:26
Rodrigo P. Ghedin: Só a título de exemplificação, um cliente que acaba de comprar um Dell, acessa a web e quer ler um PDF não consegue, porque o Windows não tem leitor de PDFs nativo. Já o Mac OS tem. Esses detalhes para mim não fazem muita diferença, mas talvez sejam um diferencial para um usuário médio.
Outra coisa que facilita a vida no Mac OS é o iPhoto, para catalogação de imagens. Ainda falta no Windows uma ferramenta que seja tão completa e fácil de usar quanto a da Apple.
Em resumo, foi o que eu disse: é mais bem integrado.
E acho que dizer “Apple é Apple” é um argumento a favor da empresa sim. Produtos premium existem em toda a parte porque o público consumidor os aceita. Marketing puro.
Rodrigo P. Ghedin
25/09/2009 19:34
No caso dos arquivos PDF e da Dell, o usuário não terá problemas, já que a Dell manda o Adobe Reader de “brinde” :-D .
O Windows Live Galeria de Fotos cumpre muito bem o papel de visualizador/editor simples de imagens. Não vem no Windows? Não. Mas mais para dar controle ao usuário, que escolhe o que quer usar (há tantas opções), quanto para evitar processos antitruste.
“Apple é Apple” é 90% o que você disse no final do comentário: marketing puro. A Apple tem produtos bons, sim, mas boa parte do seu apelo está na imagem cool que a empresa vende.
[]’s!
Cobalto
25/09/2009 22:21
Sinto lhe informar companheiro maçãnhoso, mas os Dell vem com tudo que você precisa inicialmente. E mais, se você comprar (óbvio) junto com o aparelho o antivírus e o Office, eles já vem instalados.
O mesmo valeu para meu EeePC da Asus que nem é um dos vendidos oficialmente no Brasil, whatever.
Sobre iPhoto e tudo mais, a microsoft escolheu não trazer o Live Essentials junto do Windows, então não dá pra dizer “Eles não pensaram nisso” muito pelo contrário, eles pensaram e resolveram que o contrário era a melhor solução :)
Se me derem um Mac de presente (Meu aniversário tá chegando, só pra avisar) não vou reclamar, mas não faço questão nenhuma.
PS. Gostei do visual novo. Fazia anos que eu não via um tema exibindo o calendário que não fosse uma página de demonstração de tema para download :P
Thássius Veloso
25/09/2009 22:23
Cobalto: Na minha opinião, a Microsoft não escolheu trazer por medo dos processos.
Sabe como é… Monopólio, concentração de mercado, e por aí vai.
Cobalto
25/09/2009 23:56
Pois é, mas a Apple faz coisa muito pior, como por exemplo algemar o OS X ao Hardware dela, mas sabe como é, enquanto a participação no mercado continuar ridícula (exceto pelos iPods d-_-b) ela não sofre desses problemas. Mas seguindo sua lógica, ai dela se continuar crescendo, vai se ferrar igualzinho :)
Willian Max
28/09/2009 18:04
Acho que mesmo com o aumento da participação de mercado, a Apple não vai “se ferrar” por atrelar o Mac OS X ao hardware dela, afinal, você pode comprar o Mac OS X separado, na caixinha dele, sem comprar o computador, o que não obriga a Apple a fazê-lo ser compatível com computadores concorrentes. Da mesma forma que a Nokia não é obrigada a fazer o Symbian rodar em smartphones da HTC. A Microsoft faz isso porque ela não fabrica hardware (aliás, duvido que o software do Zune vai rodar nos concorrentes).
Quando ao comentário do Ghedin, é bem fácil falar que tudo da Apple é marketing sem sequer ter um Mac (e ainda ter um blog dedicado e uma paixão incontrolável à concorrente :P). Se um dia você tiver um e ver como as coisas são, desde tirar da caixa ao usá-lo no dia-a-dia (ou seja, passar também pela outra experiência), aí sim seus argumentos começarão a ter um pouco de sentido.
Windows não causa traumas? Pergunte a 90% dos usuários de Macs porque eles têm um Mac hoje. :D
Agora… tentar comparar o Windows Live Galeria de Fotos com o iPhoto é sacanagem com a Microsoft e com a Apple né? Daqui a pouco vai colocar o Movie Maker no meio, aí…
Thássius Veloso
28/09/2009 18:08
Willian Max: Até pode comprar o Mac OS separado, na caixa, mas os termos da Apple proíbem de instalá-lo em computadores não-Apple.
Willian Max
28/09/2009 18:10
E nem funcionaria, somente fazendo modificações (Hackintosh), o que seria crime já que é um software proprietário e fechado.
Cida Fernandes
29/09/2009 7:57
Willian Max concordo com tudo, principalmente com esse papo de criticar a Apple sem ter 1 Mac. Me irrita profundamente!!!!!
Tiago Celestino
29/09/2009 16:38
@WilliamMax, acho que o @Ghedin ou qualquer outra pessoa pode sim criticar algo que mesmo não sendo usuário através de artigos em blogs etc… demonstra que nem tudo é perfeito nos Macs. Acho que apartir disso se pode fazer uma critica ou até mesmo um elogiou
Nunca fui usuário, mas já usei Macs, recomendo sim, principalmente para quem trabalha com design ou fotografia, show de bola. Mas para usuários comuns, desenvolvedores o Windows é um excelente (ou quase :D). Com o Windows 7 agora, certamente a Microsoft conseguiu acertar o caminho. Tá faltando parar de inventar versões com preços diferentes.
No final, os dois sistemas possuem seus defeitos e beneficios.
Willian Max
29/09/2009 18:45
Tiago, pode criticar até pode sim, é um direito dele e de qualquer outra pessoa, só que nenhum dos argumentos dele terá algum fundamento.
Eu posso sair por aí falando que o Zune é um lixo total, que é uma perda de dinheiro, mas nada vai ser válido a partir do momento que eu nunca vi ou mexi num Zune na vida.
David
01/10/2009 22:29
Eu acho complicado comparar plataformas. É o mesmo que comparar o PS3 com o Wii, o PS3 é poderosíssimo mas o Wii oferece uma experiência de jogabilidade inédita, então qual é o melhor ? Eu trabalho com TI e “coexisto” com todas as plataformas, em casa prefiro meus Macs mas confesso que o note Dell com “VISTA” roda que é uma beleza. Apple no Brasil é caro, mas o conjunto hardware, software, design e usabilidade são imbatíveis.
O que deve ser analisado é a necessidade de cada um, imaginem pegar a Radial Leste todo dia (entupida como sempre) com uma Ferrari ?
Windows é muito bom no ambiente corporativo de Backoffice, o Linux é ótimo para Servidores de Rede (firewall, proxy, router, web, dns, etc). Já o Mac é excelente para agências de publicidade, músicos e editores de vídeo.
Já em relação a preços o que acontece é que no Brasil nunca se vendeu Macs como hoje, notem o valor do próprio MacBook White na Fast Shop, hoje está por R$ 2.650,00, acho um valor razoável pela máquina que é, configure um Dell semelhante e veja o preço, fica alí lado-a-lado, qual é melhor ? Os dois são muito bons, agora pegue um Vaio compare os preços, Sony no Brasil também é muito caro.
Agora isso tudo está mudando, com as lojas especializadas Apple e os grandes magazines vendendo Apple a concorrência natural fará os preços caírem, com demanda a Apple Inc. irá mudar sua visão em relação ao mercado consumidor no Brasil e quem sairá ganhando somos nós.
Desculpem-me pelo post gigante mas esse negócios de “ame ou odeie” não cola comigo, sempre temos que buscar o equilíbrio.
André Menegatti
06/10/2009 23:43
Só posso dizer uma coisa … tenho um macbook e um PC (que está com o Windows e o Mac OSX instalado) … só este ano já tive que reinstalar o Windows 2 vezes … e o desempenho dele é bastante sofrível … até porque pra rodá-lo com segurança, tem que instalar uma porção de antivírus e ferramentas que deixam o PC uma carroça … agora … é só bootar com o Mac OSX que a coisa muda de figura … é tudo muito mais fácil de fazer com um Mac … o iLife é o mais próximo que uma suite multimídia poderia chegar da perfeição … e a atualização pro Snow Leopard por R$ 79,00 é a maior prova de respeito que uma empresa poderia dar aos seus usuários.
EU AMO MEU MACBOOK WHITE … e não troco por qualquer Dell ou HP!
Heber Fabiano
21/12/2009 14:58
“No entanto, como sabemos, a Microsoft não produz o hardware e o software, então podemos dar um desconto para a empresa do tio Bill.”.
Se estás querendo dizer que a Cupertina fabrica seus próprios hardwares, estás enganado. Nenhum hardware usado na construção dos Mac’s são de fabricação da própria Apple.
Thássius Veloso
24/12/2009 15:39
Heber Fabiano: Acho que você entendeu mal. O que eu disse foi que a Apple é responsável pelo hardware e software que vende, enquanto que a Microsoft não pode ser responsabilizada pelo hardware que HP, Dell e Acer, entre outros fabricantes, colocam no mercado.
José
13/01/2010 1:33
Olha, sei q meu post está um pouco atrasado, mas comprei um MacBook Wite agora em dezembro, e estou muito satisfeito com a suíte de programas instalados e da facilidade de operação e agilidade do sistema OS X Snow Leopard. Sinto muito aos usuários de Windows, mas, o MacBook está muito a frente, primeiro porque seu sistema consegue otimizar melhor o uso do hardware, coisa que o Windows infelizmente não o faz. Cansei de esperar horas com telas azuis, travamentos inesperados e perda de informações, simplesmente porque o Windows estava carregado demais com seus próprios processos. Segundo porque dificilmente um Mac pega vírus, basta olhar a quantidade de softwares anti-vírus disponíveis no mercado para Mac. Existem vários outros motivos.
Eu ainda tenho meu outro note com Windows Vista, que ainda utilizo para algumas aplicações, mas logo deixarei de utilizá-lo, ele tem a mesma configuração que o macbook mas… leva simplesmente 3x mais tempo pra inicializar. Já o formatei 3x ano passado pra retirar a lentidão natural que ocorre com sistema Windows.
O Windows me serviu muito bem durante muitos anos, não posso reclamar. A Microsoft pode ter milhões de defeitos mas fez um sistema que muitos usam, e de relativa facilidade de uso e configuração tanto para hardwares quanto para softwares, mas pecou por sua “Grandeza”.
A apple pecou por fazer algo para poucos e agora está olhando para o usuário comum como eu, e, só pude comprar um Mac pq o preço caiu drasticamente nos ultimos anos.
Cada um escolhe aquilo que acha melhor para si, não defendo nem uma nem outra companhia, mesmo pq não recebo nada de nenhuma delas. Mas para mim, se a apple mantiver este caminho, logo logo, fará com que os usuários migrem para seu sistema.
Não posso falar do Linux aqui em suas versões, pois não tive paciência ainda para utilizá-lo. Já tentei algumas versões, mas achei pouco intuitiva, pois cada versão tem sua característica, pelo que percebi. Sou leigo no Linux.
Sem mais, abraços a todos
maurecobk22
05/02/2010 14:32
realmente doi ouvir pessoas que numca viram um mac falarem mal deles (ou entao viram no canto da fnac)
e dizer que odeia algo que nao conheçe (pô) isso é preconceito (um cara que migrou do windos pro mac teria posconseito (hehe)) ja ouviu a frase falem mau mais falem de min
é assim que a apple ganha pesoas pra ela
voçes (ivejosos ou pobres ) que nao tem vao criticar porque o win é mais popular etc e tal e tal
quem vive de popularidade é o windowns
e a unica coisa que a microsofth fez de bum foi o xbox360 (isso antes de me banir da live ) agora pergunte a alquem que entende dos tres mundos
conheçe alquem que tem conhenceimento do linux mac e ruwindows
eu conheço ele vive faliz na sua turma de ph.d em conputaçao com seus 2 notebooks
(1 com win e linux e o outro só mac )
e quebrm a cara :sabe qual a criança usa
o macbook pro (porque ?)
por mesmo ele sendo um computador o mac comseque te dar uma esperiençia mais intensa de uso
e falo mais o grande boom da apple nao é o hard ware e sim o sistema muito melhor doque o indowns
é eu uso mac a dois anos sei como ele é
Alessandro Johnny
05/02/2010 14:36
O maurecobk22 podia ter investido a grana do Mac em um curso de português e datilografia…
Deixar comentário