Crítica: "Anjos e Demônios", o filme
Publicado em 15 de maio de 2009 às 19:51 por Thássius Veloso
Assunto: Cinema, Cultura, Internet | Leia mais: crítica, Dan Brown, Ron Howard, Santa Sé, Tom Hanks
Spoilers! Aviso: esse texto pode conter informações sobre o enredo de “Anjos e Demônios”. No entanto, o desfecho do filme não foi revelado.

É complicado fazer a crítica de um filme que é baseado num livro vendido no mundo inteiro. Sim, eu já tinha lido “Anjos e Demônios” e não tenho como deixar de comparar a versão cinematográfica com a versão literária.
Assim que o filme começa, já percebemos as mudanças que a adaptação para o cinema pediu. Enquanto que o livro narra um assassinato nos primeiros capítulos, o cinema mostra Vittoria Vetra produzindo frascos da explosiva anti-matéria. Embora isso aconteça no CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), que é importantíssimo no livro, o instituto aparece apenas nos primeiros cinco minutos do filme e nada mais.
Logo depois que descobrem que um frasco de anti-matéria foi roubado, somos apresentados a Robert Langdon (Tom Hanks). Com corte de cabelo novo e nadando na piscina, Hanks continua sendo a pessoa perfeita para viver o simbologista. O ator transmite uma serenidade e uma inteligência que dão veracidade a seu personagem, assim como o livro o descreve.
Quando o enredo se desenvolve mais um pouco, as cenas na cidade do Vaticano e de Roma começam a surgir. Embora a equipe de filmagens não tenha obtido autorização para filmar no Vaticano – por motivos óbvios -, a reconstrução dos cenários foi muito bem realizada. Transmite realismo e veracidade. As tomadas na Basílica de São Pedro são grandiosas. A aglomeração de gente que “Anjos e Demônios” mostra chega a causar arrepios. O mesmo não acontece nas filmagens no suposto Panteão, que foram claramente (mal) digitalizadas.
Eu acreditava que “Anjos e Demônios” daria ênfase às obras de arte que compõem o Caminho da Iluminação, mostrando os detalhes das esculturas de Bernini que dão pistas para que Langdon chegue a suas conclusões. No entanto, isso não acontece. As obras ficam em segundo plano na maior parte do tempo.
Algo que me incomoda é o ritmo que a história leva. Em momentos cruciais, de reflexão dos personagens em busca de respostas, ela fica rápida demais. Em compensação, em passagens não tão importantes assim, fica deveras lenta. Sem falar na falta de sincronismo entre Langdon e Vittoria. Durante a maior parte do filme não ocorre uma química entre os personagens, que parecem estar em velocidades diferentes.
Por algum motivo obscuro, nomes de vários personagens foram mudados. O camerlengo, que no livro de chama Carlo, passa a ser chamado de Patrick na versão para cinema. O oficial Rocher também ganha outro nome: vira comandante Richter.

Motivo mais obscuro ainda levou os roteiristas a removerem dois personagens importantíssimos da trama. Tanto Leonardo Vetra quanto Maximilian Kohler não são sequer citados no filme. A falta de Vetra torna-se um obstáculo para Vittoria, que no livro está numa busca incessante pelo assassino do pai. Diferentemente da Sophie de “O Código DaVinci”, Vittoria não tem tanta importância na história. E, embora a atriz Ayelet Zuerer seja lindíssima, está insossa no papel.
Kohler também é fundamental na publicação, mas perde suas atitudes – em especial as que envolvem o camerlengo – para um outro personagem. Não entrarei em detalhes para não revelar o fim do filme, mas fique certo de que não é exatamente igual ao do livro.
O Hassassin? Esse praticamente entra mudo e sai calado. É outro que tem enorme importância no livro, mas é relegado no filme. Cumpre seu papel de matar, mas não expõe nenhum drama nem as necessidades carnais que o livro aponta. Não é por acaso que uma das cenas mais tensas da publicação, que é quando Vittoria está a um passo de ser estuprada pelo bandido, some do filme.
Outros dois personagens que eu esperava ansiosamente para ver como se sairiam nas telonas eram o repórter Gunter Glick e a cinegrafista Chinita Macri, da BBC. Como bom estudante de Jornalismo, queria saber como eles seriam retratados, mas isso não acontece. A falta dos repórteres é compensada, em parte, pela presença de diversas televisões do mundo inteiro mostrando o conclave: CNN, Telemundo, entre outras.
Algo que me incomoda tanto no livro quanto no filme é como a Guarda Suíça, que só deveria defender a cidade-estado do Vaticano, faz o que bem entende na cidade de Roma. A polícia romana não percebe essa intrusão na própria jurisdição? Até hoje isso não está claro para mim.
Se você gosta de filmes de suspense, pode assistir a “Anjos e Demônios” tranquilamente. Embora tenha pontos de discordância com o livro, a história do filme até que foi bem amarrada. Alguns personagens fazem falta, mas quem não leu o livro provavelmente não perceberá isso.
Serviço
“Anjos e Demônios” (Angels and Demons) – Trailer
Baseado no livro “Anjos e Demônios”, de Dan Brown
Direção: Ron Howard.
Com Tom Hanks, Ewan McGregor, Ayelet Zurerl.

49 comentários
Leandro Alonso
15/05/2009 21:55
O Código da Vinci está entre os piores filmes que já vi no cinema, tanto pelo filme como pela experiência que passei por lá – mal atendimento, etc. Fiquei traumatizado.
Mas uma coisa que não me desce: Tom Hanks como Robert Langdon, minha “imagem mental” do personagem através do livro era *completamente* diferente.
Agora, Thássius, me diz uma coisa: o final de A&D é surreal como é o fim do livro?
Thássius Veloso
15/05/2009 22:19
Leandro Alonso: A final do filme não é tão “fantástica” quanto a do livro porque somente uma pessoa sobe com o helicóptero e depois se salva. No livro, são duas pessoas que se salvam, e tenho que dizer que o salvamento da segunda foi bastante incomum.
Não posso dizer mais. Spoilers!
Bruno
16/05/2009 19:35
Concordo 100 % =D
PS : Dra. Vetra é awesome
Rick
16/05/2009 19:52
Thássius, li muitas críticas sobre esse filme e a tua foi uma das que mais gostei!
Mesmo assim, sempre tem alguma coisa que a gente pensa diferente né… hehe. Achei que o Tom Hanks poderia ter incorporado melhor o personagem… E, na verdade, só gostei da atuação do Ewan McGregor (camerlengo), que foi muito convincente, parecida com o livro… Achei que todos os personagens estavam fraquinhos… =/
Você é mais experiente nisso, deve saber. Mas eu estou até agora me perguntando o que eu acharia do filme se não tivesse lido o livro. Foi mudada tanta coisa que até me deixou confuso.
Não gostei de ser tanta ação, ação, ação…
Mas como já deu mais de 2 horas, não era muito fácil incluir mais coisas…
Desculpe se discordei de algo que não gostei, mas é por isso que gosto de críticas… hehe
Ótima crítica a tua mesmo, cara!
Parabéns!
Valeu,
Até mais!
Rosângela
16/05/2009 23:09
Li o livro recentemente, e simplismente adorei. Fiquei na maior expestativa para assistir o filme.
Quando o filme começa, começa simplismente diferente e no decorrer do filme tb.
Sinceramente deu vontade de sair do cinema e não terminar de assistir.
Claro q é necessario fazer corte do livro, mas não precisa mentir, trocar nome de personagens, não se…
Acho que para quem não leu o livro o filme foi muito bom, mas para quem leu foi uma decepção.
Sua crítica esta perfeita a melhor que ja li.
Rick
16/05/2009 23:30
Rosângela, falou exatamente o que eu tentei dizer… Pensei o mesmo quando o filme começou…
Rodrigo Araujo
17/05/2009 12:42
Fiquei decepcionado com o filme. Não que ele seja ruim ou que não tenha suspense. É que esperava muito mais. É certo que modificações são necessárias, mas tetirar personagens importyantes como Leonardo Vetra e Maximilian Kohler, e o Hassassin árabe por um aquele exteeminador do futuro foi burrice. E o final com “Janus” evaporando com o óleo e Mortati sendo eleitro o novo papa? Comprarei o próximo livro mas não assistirei a versão para cinema.
Rodrigo Araujo
18/05/2009 9:50
O novo livro de Dan brown, “O Símbolo Perdido”, será uma continuação de “O código da Vinci”. O simbologista Robert Langdon, terá doze horas para resolver algum problema, e em Washington. Em língua inglesa 6,5 milhões de exemplares serão impressos inicialmente.
Previsão de lançamento no Brasil: 15 de setembro
Wandréa
18/05/2009 11:53
Fiquei totalmente decepcionada com o filme. Me deu vontade de sair também. O filme tinha todos os requisitos para ser o melhor filme do ano se fosse fiel ao livro. Sei que devido ao tempo é necessario alguns cortes, mas também mudar todo o filme. Já é demais. Do comeco ao fim… Nomes, historias chaves, personagens fundamentais…
Mábile
18/05/2009 12:37
Assiti ontem o filme, e me deu sono.
Como todo filme baseado em livro. É uma decepção.
O segredo maior, o motivo que levou todo o caus da história
não foi nem sequer dito. O por que que o padre Carlo agiu dessa forma, de quem que ele é filho, nem foi mostrado, a explicação pra todos os acontecimentos era em base do padre Carlo. Totalmente diferente, até o último símbolo eles mudaram, personagens que era pra morrer e não morreu, ou, que era pra viver acabou morrendo. Decepcionante.
Diego Nogueira
18/05/2009 13:06
Cara, acho q a maioria dos comentários resume bem o que eu acho. Deu vontade de levantar e ir embora do cinema…
Que coisa horrorosa… Assassinaram o Livro!
Se fosse o Brown nao liberaria mais os direitos de filmagem…
Bruno Henrique
18/05/2009 23:23
Bom, concordo com todos os comentarios acima, e a critica principal.
Para quem nao leu o livro, o filme é surpreendente, os efeitos e tudo mais é 100%.
Já para quem leu, deixou muiiito a desejar, já que, como no filem do “Codigo Da Vince”, nao ficou muito claro quem era realmente o “malfeitor” do filme…e o momento magico onde não só o carmelengo( Carlo Ventresca no livro) se salva milagrosamente e é aclamado, e em seguida aparece Robert salvo tb, é o que daria o desfeche final do filme…
isso pra qm, leu né, quem nao leu, nao sabe, até agora…
O livro me foi o que me levou ao curso de arquitettura pois as obras de Bernini me chamaram a atenção, alem das igrejas e etc…
uma duvida minha:
Será que o diretor não ficou com medo da discussao que o filme traria? Já que outro detalhe foi apagado da trama:
o fato de quem eram os pais biologicos do Carmelengo, e como eles o fizeram?
Ou ele não quiz contar realmente como o filme acaba por contrato com Dan Brown, para não atrapalhar as vendas de seu livro?
Bruno Henrique
18/05/2009 23:31
outra coisa…
PQ VITORIA NÃO ESTAVA USANDO SEU SHORTINHO???!!!!!!
PUTA SACANAGEM!!!!!!!!!
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
desculpem o comentario gigantesco, mas estava um pouco revoltado…e não teve cena final com Vitoria e e Robert, a Ioga, lembram? pouts….Langdon tem que desencalhar!!!!!!
(me corrijam se eu sestiver enganado)no filme “CDV” ele nao bja ninguem, mas no livro ele da uma bitoca em Sophie…
e em “A&D” ele não tem nada de nada de relaçao com Vitoria…onde está o romance!!!!!!!
Thássius Veloso
18/05/2009 23:33
Bruno: Entendo que a história dos pais do camerlengo seriam um detalhe tão pequeno que não caberia dentro da grandiosidade do filme. Dan Brown pouco se importaria com isso, já que se muita gente assiste ao filme, mais dinheiro ele ganha.
Como toda boa adaptação, foi uma escolha que os roteiristas fizeram. Eu não senti tanta falta disso.
ariella
19/05/2009 20:20
… todos os comentarios que li expressaram exatamente o que eu senti, principalmente a louca vontade de sair do cinema no meio do filme… e gostaria de acrescentar uma critica em relaçao ao livreto driagramma de Galileu…. era impressao minha ou as paginas eram escritas como uma ediçao no computador, sendo que no livro tal pergaminho era escrito à mao, e de qualquer forma, na epocade galileu, nao existia maquina de escrever nem computador…
Bruno Henrique
19/05/2009 23:28
UM PEQUENO DETALHE:
CADE SHORTINHO DA VITORIA?
RSRSRSRSRSRSR
Bruno Henrique
19/05/2009 23:31
COMPLEMENTANDO O MOENTARIO DE ARIELA AI EM CIMA:
alé do livreto ser escrito a mão, o poema do caminho da iluminação era ESCRITO À MÃO e nao vazado ( se eu nao vi errado) como estava ……
Alexsandra Mergulhão
24/05/2009 3:06
Caro
adorei a critica, vc conseguiu resumir quase tudo que achei do filme. Bem, faltou alguns detalhes que são vicios de “recem formados em Ciencias Sociais” (meu caso). Achar conspirações nas conspirações.
Bem, mesmo sabendo que cronologicamente o livro Anjos e demonios foi escrito antes do Codigo da Vinci, seu lançamento em Filme, logo após todas as controversias geradas com o lançamento do Codigo da Vinci, me deixa preocupada com uma coisa.
LOngdom ajudando a Igreja parace uma reconciliação do roteirista com essa instituição… Tudo bem, podem me dizer que o Vaticano não aprovou as filmagens no local e que a propria igreja vem pedindo aos fieis para não verem o filme…simmmm conta outra…tem maneira melhor de instigar o publico a procurar pelo filme???? Hhhooo perguntinha???
Outra coisa, mostrar um carmelengo tão novinho dando sermão na velharada santificada e depois provar que ele é um “Traídor” induz a pensarmos que a Velha tradição cleriga e dogmática nunca erra…mesmo que no fim ela diga, que sendo humana comete falhas… quem não sabe disso???
Esse filme foi um fiasco, salvo, a musica e a fotografia.
Tom Hanks, brilhamte em tantos outros filmes, parecia não acreditar tanto no personagem e a Vetra foi só um papel de paisagem no filme, pois realmente perdeu muito em ter o assassinato do seu pai ocultado da trama…
Se até atores do filme criticaram negativamente o filme…imagina o resto …
Bem, eu adorei o livro, gosto de autores que inovam na literatura. Nada de padronização na escrita…para mim o que interessa é a capacidade de manter o leitor atento…a tecnica de fazer vc não conseguir parar de ler é maravilhosa…
No mais…parabéns
Ps: Me lembre de não querer ver esse filme novamente!!!
Ao contrario do incrivel liro de Victor Hugo e sua versão no cinema, que foram perfeitas para mim…esse está muit aquém
Em uma palavra “Decepção”
Alexsandra Mergulhão
24/05/2009 3:11
ps..o livro ao qual me refiro no fim é “Le Miserable”
livia
25/05/2009 16:30
Também fiquei revoltadíssima com o filme, tudo bem enxugar algumas partes do livro para tornar o filme mais dinâmico, mas alterar partes fundamentais da obra é um desrespeito com os fãs…nomes são trocados, cenas suprimidas ou totalmente modificadas e atores que não condizem em nada com os descritos no livro…se o intuito era produzir algo tão distinto do original que desse outro nome ao filme…
Diana
03/06/2009 15:12
adorei o filme tanto que o livro. Queria ver se consegriam resumir um livre em tão pouco tempo.
Luiz Bapti
11/06/2009 18:31
Olá, parabéns pelo artigo.
Sem querer estragar o prazer dos leitores mas sendo técnicamente prático: a câmera que mostrava o tubo de antimatéria era uma câmera sem fio, certo ? Todo dispositivo sem fio emite ondas eletromagnéticas que são facilmente rastreaveis e localizáveis. O pessoal da Anatel sabe disso muito bem.
Na minha modesta opinião, o problema todo não duraria uma hora…. mas assim não teríamos o filme, certo ?
Abraço
ANDERSON MURILO PETRIKOSKI
13/06/2009 21:42
Críticas muito inteligentes se vêem acima, de pessoas que realmente leram o livro com muita atenção aos detalhes!!
Bem aqui vai a minha, não gostei do filme, como foi dito antes talvez se eu não tivesse lido o livro à visão talvez fosse outra.
Mas acontece com muita frequência de produtores e diretores de filmes acabarem detonando historias que quando escritas são muito boas, mas quando viram filmes são um horror, temos casos aqui no Brasil também, CARANDIRU foi um deles, li o livro gostei muito, mas o filme: Péssimo, já que os diretores estão copiando uma obra de outra pessoa deveriam pelo menos fazer bem, não mudando a historia e mantendo todos os personagens principais, se isso fosse feito em ANJOS E DEMONIOS o filme seria um dos melhores do ano, resumindo joguei 12 reais fora ontem no cinema!!!!
luciana
24/06/2009 9:40
ACHEI SUA CRITICA DO FILME MUITO LEGAL, POREM TEMOS QUE LEMBRAR QUE PARA QUEM LEU O LIVRO O FILME NUNCA VAI TER O MESMO ENCANTO, MESMO PQ, NÃO SEI VCS MAIS EU VIAJO JUNTO COM O LIVRO IMAGINO O PERS E ASSIM VAI.cOM CODIGO DA VINCI FOI A MESMA COISA JÁ TINHA LIDO O LIVRO E FUI VER O FILME OBVIO QUE FOI DECEPCIONANTE.MAIS VALE PARA QUEM NÃO GOSTA DE LER.
NO MAIS O QUE VALE MESMO YANTO NO LIVRO QUANTO NO FILME É A POLEMICA MAIS UMA LANÇADA CONTRA A IGREJA.
A-D-O-R-O
thaynara
24/06/2009 14:19
Eu particulameentee ameei o fiilme eli é mais do ki perfeito haushuahsuhaus…expectatiivaa 100%
E por miim é recomendaavel pra keim ker ver um excelentee fiilme!
Anderson
15/07/2009 0:31
Ainda não assisti o filme, mas pelos comentários, to vendo que é furada mesmo… Todo mundo que leu o livro acredito eu que vai ao cinema para conseguir “ver” o que mentalizou quando estava lendo o livro… Se o filme for diferente, vai rolar uma frustração com certeza, pois voce já tem uma idéia formada de toda a história, e como a primeira impressão é que fica na mente, se o filme for diferente você vai odiar. Agora se você assitir primeiro o filme e depois você ler o livro, pode ter certeza que você não vai ficar puto com o filme…hehhehehe
Tatiana
24/07/2009 23:52
Boa noite.
Não li o livro, só vi o filme.
Estão dizendo por ai que o final do filme não tem nada a ver com o final do livro.
Se é verdade como eh o final do livro?
Estou curiosa
Thássius Veloso
24/07/2009 23:55
Tatiana: No final do livro, Langdon sobe no helicóptero junto com o camerlengo. Depois ele cai num rio (se não me engano) e é salvo, vai para o hospital. Enquanto isso, o camerlengo desce de pára-quedas e tenta se eleger papa. Mais tarde, Langdon volta ao Vaticano e o desmascara.
Andrea D Nogueira
23/08/2009 19:26
Parece óbvio que uma história quando chega aos cinemas tem de ser adaptada devido a vários motivos, mas mudar aspectos relevantes do enredo, vira piada. Por que omitir que o papa tivera um filho e era simpatizante da ciência? Que Vitória Vetra era filha do cientista morto? Que Langdon estava no helicóptero junto com Camerlengo? etc etc etc Como O Código da Vinci foi decepcionante… Mais um autor que tem seu preço…
fernanda
13/09/2009 1:47
a melhor atuação foi a do Ewan McGregor, e ele é uma DELÍCIA. nunca imaginei um camerlengo tão hot
suélen
07/10/2009 14:54
bom om filme é mesmo meio nada a ve mais gostaria de saber o q vc s a axaram sobre a tal anti matéria lah???
elisa
12/10/2009 19:57
Como todos os outros que postaram …tbm adorei sua critica,
Como voce disse alguns papeis foram subtituidos para dar continuidade do novo filme,mas um ponto da sua critica eu nao concordei ou se entendi errado me desculpe, o comandanter rocher, some e da lugar a um outro pesonagem que no final assume o papel de koller( no decorrer do filme faz o papel de olivet) e rocher acaba sendo um bispo que morre da cena que o carmelengo queima o peito(quando ele grita…illumitani e aponta para o bispo que toma uma porrada de tiro), é baseado sim mas como esse livro foi um bestseller eu acredito que muitas pessoas ficarm esperando, por mais detalhes, como por exemplo o chortinho da vetra, ou pelo ato de heroismo de langdon ao salvar Vetra do Hassassim.Dava pra ver nos olhos de Ayelet que ela queria a cena da ioga e ela cm certeza tinha talento para intrerpretara "nossa" Vitoria Vetra.
Bom deixando de lado esse ponto que foi mais desejado pelas meninas que se apaixonaram pelo romance robert e vitoria, langdon tinha que desencalhar… correto … axei que seria dessa vez.=/
Resta nos pedir e implorar para Ron Howard para nao estragar o proximo filme de robert langdon.
Renato
19/10/2009 11:37
O que acontece é que no Brasil existem críticos de cinema e que nem sabem ao certo o que estão fazendo…
É o caso do amigo que escreveu esta crítica, se achando…
Fraco o filme? Vá fazer um então…
Faça melhor ao invés de ficar criticando…
Queriam o que ? que o livro fosse retatado igualmente? Aí teriamos um filme de 2 meses pra assistir.
Bando de boçais….
thayna soares
21/10/2009 9:57
este filme e de mais por esso que vou faze o trbalio sobre ele ,ele e de mais gotei muito
Leandro
25/10/2009 9:44
Sinceramente, pelo que me empolguei com O código Da Vinci E A&D, acho que o A&D foi MUITO diferente, o que atrapalhou muito.
Gostei mais do Da Vinci, segue mais à risca o livro, e o A&D não, por isso não achei tão bom.
adalia
08/11/2009 14:59
eu não gostei do final do filme pq eu achava que quem fosse salvar a cidade do vaticano seria a vitoria!ai aqueli idiota faz aquilo e tambem quando descobrem que o padre e o bandido devia ter um dialogo explicando detalhadamenti quais seus reais motivos de fazer isso tudo!o silencio do padre m,i encomodou!bjossss!!!
Claire
18/11/2009 20:34
Os dois filmes eu adorei, mas prefiro os livros dos filmes mais detalhistas. *-*
Miriam
13/01/2010 18:06
Gente…essa critica tá otima…
eu fiz ao contrario da maioria assisti o filme e quis ler o livro depois..mas me decepcionei o livro é mmuuuuiiitoooo melho r que o filme…não tem nem comparação….
Vanessa
24/02/2010 20:02
Para mim o filme foi decepcionante,pois como ja disseram excluir o leonardo Vetra e o Kohler,que eram importantes na trama,nao deveria ser feito.
Alem do absurdo do Hassassin ser somente um “matador de aluguel” que é completamente diferente do que ele é.No livro ele mesmo diz que a coisa que menos importa para ele é o dinheiro.
Muitas coisa foram mudadas e coisas que no meu ver eram necessarias. Tudo bem que nao daria para colocar o livro de cabo a rabo na tela mas eles eram pra ter a descencia de manter a escencia da situaçao,da calamidade que era a anti-materia,eram pra manter personalidade das personagens(como por exemplo a vittoria ser uma biologa e andar de short e camisa regata NÃO com uma roupa como aquela ou como no caso do Hassassin),assim como manter os nomes de alguns (como o carmelengo).
Sem falar que eu estava esperando uma quimica entre o Langdon e a Vittoria mas ela mal foi vista,SE existiu ne?
MAS o que conseguiu me encomodar mais que tudo no filme foi o fato da historia do ultimo padre (o do elemento água) nao ter sido como a do livro.
Achei um tremendo absurdo mudar isso.
Fui ao cinema esperando ver uma maravilhosa adaptaçao de um otimo livro e eu fui ver um fiasco!
Muito decepcionada!!!
Eu simplesmente adorei sua critica,ela resume exatamente o que achei do filme,parabens!
jefferson
20/03/2010 13:36
É muito fácil um leigo qualquer, dizer que o filme não é bom e que não tem nada de mais. Do que vocês gostam então? Jogos mortais?
Meu, esse filme tem muito mais do que uma gota de realidade, e mostra e realidade da igreja, que a mãe de vocês frequentam. Atras daquela igueja inocente, exitem muitos assassinatos e muito abafamento de histórias. A igreja cristã, como está no livro, está decaída, de cinco jovens, apenas um vai a igreja, e o filme mostra muito bem isso. Apesar das pessoas não quererem aceitar a realidade, e é por isso que assistem novelas, o filme deixa mais do que uma pulga atras da orelha. Sobre o livro, com certeza bem melhor e muito mais detalhado. Ao contrário das pessoas, assisto o filme e depois leio o livro. Adorei o filme e o livro é um dos melhores best sellers que já foi lançado. E outra um tal de Leandro Afonso disse que o final não é tão espetacular. Leandro, o filme é realista e não hollywoodiano, não é matriz, é uma baseada em alguns fatos reias e históricos. Obrigado!
Carla Dearo
22/03/2010 21:27
Apos ler o livro ‘Anjos e Demonios’ e esperava mais do filme… mais foi uma Bo*** !!!
francisco
01/04/2010 21:06
jefersom,li seu comentario a respeito da sua istupida ignorancia em relação a IGREJA que vive ate os dias de hoje,e pelo que vc ataca vc ainda não encontrou uma que o fizesse sentir em paz.aonde não existe podridão meu caro?vc se julga DEUS EM julgar o que não conhece depois que se sentir em paz consigo mesmo poderein entende-lo melhor .a igreja vive ate hoje por existir pessoas como vc.fique com DEUS.
francisco
01/04/2010 21:15
que DEUS TENHA MISERICORDIA da ignorancia de seus filhos ferem todos os mandamentos AMAI UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI.
Daniela Cristo
19/04/2010 16:11
Fiquei muito decepcionada com o filme “Anjos e Demônios”. Esperava que fosse mais fiel ao livro, pelo contrário tirou muito da qualidade do mesmo….Muitas das cenas que imaginei ver no cinema não foram retratadas….Para quem gostou do filme….leia o livro, você ficará impressionado com a história original.
alucar
19/11/2010 17:06
adaptaçao horrorosa….o filme da a entender se passar depois de codigo da vinci, a participaçao de vittoria bizonha, sem falar que ela nao tava no laboratorio quando o pai morreu por isso ela queria vingança…e o hassassin? que coisa ridicula no livro e narrado como um homem alto NEGRO e MUSCULOSO no filme mostraram um homem BRANCO, MAGRELO e com cara de nerd..e o cardel que sobreviveu no filme pra poder falar onde estava o assassino??? sendo que no livro todos morrem, sem falar que o assassino foi morto por langdon e vettra e nao com uma bomba do carmelengo…..e o final foi a maior sacanagem com o que fizeram…enfim, o filme de anjos e demonios so tem semelhança com o livro pelo titulo, pq ali no filme foi contada outra historia……e sim a ligaçao do papa com o carmelengo era extremamente importante pro desfecho da historia, mas, parece que o filme quis fazer media com a comunidade catolica
ÂNGELA
21/03/2011 18:44
AAH’ ISSO E TUDO UMA MERDA;;’ SO FILME DE VIADO’*-*
CLARISSE
21/03/2011 18:47
Mann’.. eeuu voo conta uma coiisa pra vooc´s’**
seiis tãaumm perdenndoo tempoo assistindo anjoos ee demoonioos..’ É SO FIICÇÃAOO dãa!@
Felipe
29/05/2011 23:05
Sou fã de Robert Langdon e suas aventuras. E esse filme me decepcionou em vários pontos, se comparado ao livro, que é totalmente infiel ao mesmo. Mas como disse o autor do post, vale a pena assistir, pois o roteiro falha somente em poucos pontos, mas a adaptação é vergonhosa. Como o autor do post, também gostaria muito de ver Glick e Macri no filme, pois os dois nos garantem bastantes risadas no livro. Realmente, senti falta das esquisitices de Glick e da constante preocupação de Macri.
Concluindo, o livro é perfeito. Somente a adaptação, para quem leu o livro, falha diversas vezes, mas o roteiro o filme em si, não comparando ao livro, ficou legal.
day
20/10/2011 15:02
é verdade o filme foge do contexto do livro, porque no livro são detalhados os fatos e os personagens, e no filme fica tudo meio frio.
Deixar comentário