Crítica: “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, o filme
Publicado em 17 de Julho de 2009 às 6:30 por Thássius Veloso
Assunto: Cinema, Cultura | Leia mais: crítica, Harry Potter, J.K. Rowling
Aviso » Antes de começar o texto, é preciso deixar claro que eu sou fã da série de livros “Harry Potter” e que, portanto, para mim é inevitável fazer comparações entre o roteiro do filme e o que foi originalmente escrito pela J.K. Rowling.
E mais uma coisa: contém spoilers! Leia por sua conta e risco.

Logo no início de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” (“Harry Potter and the Half-Blood Prince”) fica evidente que, sob o comando de David Yates, alguns detalhes importantes foram postos de lado e outros inexpressivos foram transformados em situações importantes. No entanto, é imperdoável perceber que os responsáveis por esse “HP” tenham deixado de lado a (chamemos assim) assinatura musical da série, aquela breve música, muito agradável, que costumava aparecer junto com o título do filme. No “Enigma do Príncipe” há uma trilha sonora bastante sóbria, como poderíamos prever, mas “esquecer” desse pequeno detalhe foi um erro.
Como o roteirista precisava mostrar a que veio, o filme já começa com algo que não estava no livro. Já imaginou Harry Potter preparando-se para pedir para sair com uma garota? Pois é assim que começa. O encontro, no entanto, não acontece, pois Dumbledore aparece para levar Harry à casa de um certo professor, o que faz o filme voltar ao que o livro diz.
A escolha de Jim Broadbent para o professor Slughorn não poderia ser mais acertada. Broadbent parece realmente ter lecionado em uma escola legendária e também parece realmente ter formado um clubinho de alunos preferidos para si, como que para poder gabar-se perante outros bruxos. No entanto, não espere ver o Clube do Slugue no filme. Ele não aparece, embora não haja perdas na história devido a isso.

Infelizmente por acompanhar a série de “Harry Potter” faz tempo, é possível notar que Daniel Radcliffe deixa a desejar como ator. Se antes a falta de expressão era aceitável porque ele ainda era jovem e inexperiente, depois de quatro filmes contracenando com grandes nomes do cinema britânico e mundial era de se esperar que o ator ganhasse em qualidade. Junto a Bonnie Wright, que interpreta Gina Weasley, Daniel faz uma das cenas de beijo mais insossas que provavelmente o cinema já teve. Talvez por timidez ou inexperiência, o beijo, que ocorre na Sala Precisa, não funciona. O diretor do filme deveria ter percebido esse problema e removido a cena do longa (ou feito o casal regravá-la até dar certo).
Ainda falando em beijo, é o apaixonado Rupert Grint, que vive Rony Weasley, quem surpreende. Rupert ganhou conhecimento no assunto e consegue fazer seu papel com relativo sucesso, ainda mais quando precisa colocar em cena o primeiro beijo de seu personagem. As cenas em que Rony bebe acidentalmente a Amortentia, uma poderosa poção do amor, e fica inebriado pela paixão latente são hilárias. E o ator também acertou no tom ao mostrar um Weasley inicialmente “looser” no Quadribol, mas que com o tempo ganha ânimo e acaba por merecer os gritos de “Weasley é nosso rei!” dos alunos da Grifinória.

Outra surpresa agradável é Emma Watson, a Hermione Granger. Assim como sua personagem, Emma deve ter estudado muito para poder mostrar na telona uma Hermione mais madura, porém emotiva e claramente apaixonada por Rony, sem descambar para a pieguice. Espero vê-la em outros bons papéis no futuro, porque a atriz tem talento.
Não ficou muito claro o motivo de terem mantido o título do filme como “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”. Explico: na publicação original há uma grande preocupação com o livro de Poções com instruções alternativas para o preparo das misturas e também com dicas para encantamentos que o trio protagonista ainda desconhece. Hermione fica aturdida com a possibilidade de algum aluno, ainda que seu melhor amigo, seja melhor que ela em alguma matéria. Por isso faz investidas graves para que tentem descobrir a origem do tal livro, sem grande sucesso. Mas o mesmo não acontece no filme, que trata do livro de Poções somente nos primeiros minutos e também no final, quando Snape revela ser o Príncipe Mestiço. São raros os momentos em que o mote para o título do livro tem a devida atenção.
Que Dumbledore está ficando velho, isso é inegável. Mas o roteiro exagera ao mudar o comportamento do diretor. Não me lembro de nenhum dos outros livros e filmes vê-lo perguntar a Harry não uma, mas duas vezes sobre garotas. O diretor de Hogwarts também comenta a rala barba de Harry, numa demonstração de intimidade incomum para o mago. Ele e o pupilo se tratavam com respeito e cortesia, mas não de forma tão profundo sobre assuntos particulares a Harry. Seriam sinais de que Dumbledore está ficando gagá?

A passagem em que Harry Potter e o Alvo Dumbledore vão ao litoral da Inglaterra em busca da horcrux é particularmente perturbadora. Como o filme usa durante todo o tempo uma fotografia bastante própria, com tons de cor aparentemente desgastados, falta algo que torne as cenas dessa parte do filme mais aterrorizantes. O ritmo com que os eventos acontecem também é descabido. Tudo acontece muito rápido: com uma simples aparatação, estão na rocha; de repente estão no portão de entrada; de repente estão navegando no lago cheio de Inferi; de repente Dumbledore está tomando a poção contida na pia; de repente Harry está sendo atacado; e por fim, puf!, estão de volta a Hogwarts.
Faltou dar clima à situação, que é crucial para mostrar até que ponto Voldemort vai para se consolidar como o pior e mais poderoso bruxo de todos os tempos. Uma vez que tudo acontece sem ritmo e sem a gravidade que mereciam, a impressão que temos é de é um momento desimportante, gravado por burocracia, quando é justamente o contrário: os momentos finais de Dumbledore são vitais para o que será desencadeado no sétimo e oitavo filmes (sim, serão dois).
Sobre o final… Que final? Nessa parte, que também é fundamental porque é a morte de um dos personagens mais importantes da saga, muito do livro foi mudado. Por exemplo, os membros remanescentes da Armada de Dumbledore não ficam a postos em Hogwarts, como Harry pede, e detêm os muitos Comensais da Morte. Até porque é um grupelho de Comensais que vai ao castelo, o que tira a grandiosidade do momento. Quem esperava ver uma guerra respeitável nesse filme, com extravagantes efeitos especiais e muitos figurantes se decepciona bastante: os Comensais não enfrentam dificuldade alguma nem para entrar, muito menos para sair da escola de magia.

O roteirista também alterou um pouco da participação de Snape, vivido pelo impecável Alan Rickman. Nos momentos finais de Dumbledore no livro, um Harry Potter coberto pela capa da invisibilidade é paralisado pelo diretor e obrigado a ver Draco Malfoy ameaçar o bruxo, até que Snape vêm e executa Dumbledore. Já no filme Snape não só vê Potter na torre, escondido na parte de baixo da aparelhagem de astronomia, como vai pedir ao herói que fique quieto. Depois sobe, encara Dumbledore e o assassina com um simples “Avada Kedavra”.
Dumbledore despenca em queda livre, e fica por isso mesmo. Alguns alunos se reúnem em volta do professor (não me pergunte de onde eles vieram, pois a passagem estava completamente deserta segundos antes) e lá ficam, em silêncio. Em dado momento, liderados pela professora McGonagall, todos apontam suas varinhas para o céu a fim de desfazer a Marca Negra. Só.
Não há comoção, quase não há choros e certamente não há o respeito devido ao grande bruxo Dumbledore. Aqueles que, como eu, forem ver o filme na expectativa de assistir ao funeral do diretor também irão se decepcionar. Não há sequer uma menção sobre Dumbledore ter sido sepultado ou não, o que deixa a questão em aberto para ser abordada em um próximo filme.

Há, no entanto, risos da insuportável Bellatrix Lestrange. Não poderia deixar de comentar como Helena Bonham Carter incorpora perfeitamente a megera que assassinou o padrinho de Harry. Ela é um show à parte quando, dentro de Hogwarts, detona completamente o Salão Principal. Outra cena deliciosamente ruim é quando, no matagal próximo à Toca, Harry persegue Bellatrix, que está risonha e cantarolando “Eu matei Sirius Black! Eu matei Sirius Black”. Uma louca agradável de ser vista cometendo suas atrocidades.
“Harry Potter e o Enigma do Príncipe” deve ser assistido porque transforma em imagens boas passagens do texto de Rowling, mas aparentemente deixa de fora justamente o mais importante: a busca pelo horcrux, a morte de Dumbledore e o consequentemente funeral do diretor. Os momentos de maior emoção foram burramente negligenciados pelo roteiro, o que é uma pena.

Comprar livros de Harry Potter
- Comprar “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, o livro
- Comprar “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, o livro
- Comprar coleção completa de livros de “Harry Potter”
Harry Potter e as Relíquias da Morte » Para saber como a saga de Harry Potter termina, clique aqui e conheça o final de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”.






46 comentários
Rodrigo P. Ghedin
17/07/2009 9:10
Radcliffe é tão bom ator quanto eu. Mentira, acho que sou melhor que ele.
E o Dumbledore é gay. Sério, a Rowling falou.
[]’s!
Esther
17/07/2009 10:30
Parabéns pelo texto! Achei suas colocações bastante interessantes – só quem realmente conhece a história estaria atento à tantos detalhes.
Considero a cena da horcrux o grande timão da trama, que veio mais madura ou, no mínimo, mais assustadora do que as apresentadas nos livros anteriores, e negligenciá-la a ponto de dedicar poucos minutos à ela foi uma lástima.
E a ausência da música inicial, realmente, foi de matar.
Thais
17/07/2009 13:20
A alteração da cena em que Harry está paralisado sob a capa da invisibilidade é muito pior que decepcionante. Ela faz de Harry um covarde e não mostra que o professor tenta protegê-lo. Fico me perguntando com J. K. Rowling deixou isso passar no roteiro, já que ela aprova todos… Decepcionante.
issamu
17/07/2009 13:22
Vou comentar como um cara que não leu nenhum livro, e sequer conseguiu assistir um filme inteiro da série!
Ontem fui ver esse filme por pura pressão e falta de opção.
Resultado: continuo sem assistir um filme inteiro. Dormi e sequer vi a cena do beijo.
Penso que o diretor quis dar ênfase ao lado romântico dos personagens, pois é disso que o público gosta, e quando viu… “paaa”, o longa já tinha passado das 2 horas. Pra não alongar mais, fez aquele final, que pelos seus comentários, foi literalmente nas cochas e deu no que deu.
Enfim, a única coisa que gostei foram alguns efeitos especiais que nem são tão novos assim.
Comparar o sem graça do Radcliffe com Rupert Grint é covardia. Não pesquisei, mas talvez sem exagero, esse último já atuava quando o primeiro nasceu. Ainda assim, é de se duvidar que Radcliffe tenha futuro como ator. Aposto que o Ghedin é sem dúvida melhor que ele.
E a Emma sempre foi, desde o primeiro, o destaque de todos os filmes. Pelo menos nos trechos que consegui ver. Se me permite, esse comentário vai virar post.
Thássius Veloso
17/07/2009 15:57
Rodrigo Ghedin: Já sabia dessa história de Dumbledore ser homossexual. Uma das maiores besteiras que Rowling poderia ter dito sobre a saga de “Harry Potter”, na minha opinião. Se a saga está concluída, ela deveria ficar quieta. Ou escrever mais livros para esclarecer esses fatos.
Esther: Muito obrigado! Digamos que eu tenha lido o livro e visto o filme algumas vezes antes de escrever o texto.
Thais: Dumbledore também se acovarda nesse filme. Em uma das “aulas” particulares com Harry, ele diz ao bruxo que não conseguiria destruir o horcrux sozinho, e que por isso precisa da inevitável ajuda de Harry. No livro é Harry quem pede para ir com ele até o litoral da Inglaterra.
Issamu: Espero que você não tenha dormido durante o início do filme. Os efeitos especiais mostrando a destruição em Londres são fabulosos, embora muito corridos. Ah, não podemos nos esquecer que o monstro de “Lost” estava presente no filme. :P
léo
17/07/2009 18:25
acho que só faltou duas críticas crítica no seu texto: que diabos é que os comensais foram fazer na Toca e por que ele foram a Hogwarts?
não fez diferença alguma nenhuma das duas cenas. foi só desperdício de tempo.
Thássius Veloso
17/07/2009 18:28
Léo: Realmente a visita dos Comensais à Toca foi desnecessária, somente para gastar dinheiro com efeitos especiais. Mas discordo que a presença deles em Hogwarts deveria ser descartada, mas sim ampliada, conforme o livro descreve.
Leandro Alonso
17/07/2009 20:35
Não cheguei a ver nem o quinto filme. :(
Posso me considerar um fã de Harry Potter tendo lido os 7 livros e visto apenas os 4 primeiros filmes?
Thássius Veloso
17/07/2009 20:37
Leandro Alonso: Claro que pode. Assim como os fãs de Senhor dos Anéis já eram fãs antes de Peter Jackson filmar a trilogia.
Ísis Kawaii
18/07/2009 10:30
É perturbador que a J.K. tenha aprovado o roteiro deste filme. Sem a música que é a companhia constante nestes anos todos de filmagem; sem a ênfase muito pertinente ao Draco Malfoy (afinal é ele quem conserta o Armário Sumidouro, que é portal de entrada e saída dos comensais da morte) e que durante o livro é altamente perseguido por Harry na vã tentativa de descobrir o que o Malfoy estava tramando; sem o funeral de nosso querido Dumbledore – que dá muito o que falar o sétimo livro (e isso deveria ter sido explorado neste filme, deixando apenas uns flashbacks para os próximos: seria mais fácil e inclusive pouparia tempo).
Enfim, uma série de asneiras. Que o diretor queira dar mais atenção aos detalhes românticos e aos hormônios adolescentes que afloram nesta parte da saga é bastante natural. Necessário lembrar que Harry Potter já havia beijado antes, na Sala Precisa inclusive, a Cho Chang (e esse foi até mais caliente do que o beijo dele com a Ginny neste filme). Ele já tinha experiência e eu concordo com o Thássius quando diz que precisavam ter se esforçado mais. Bonnie Wright envolve e cria um clima muito especial, mas o tonto do Radcliffe não consegue aproveitar a oportunidade para fazer da cena um marco no filme… deprimente…
Quanto à busca das Horcruxes, Harry realmente pede para participar das “missões” com Dumbledore e o fato do diretor começar a indagá-lo com perguntas sobre garotas é deveras estranho: eles confiam um no outro (talvez o Harry confie mais no diretor do que o contrário), mas nunca houve proximidade para isso, tanto que no sétimo livro Harry se pergunta se não poderia ter se aproximado mais do diretor, se não poderia ter conversado e descoberto mais coisas, enfim, se poderia conhecer mais a fundo o amado diretor.
Neste livro Harry está muito decidido e com atitudes firmes: ele pede para viajar com Dumbledore, quando acontece a invasão dos Comensais da Morte ele divide a Felix Felicis com os amigos (que ajudam a proteger o castelo), ele fica obcecado por descobrir o que o Malfoy está planejando e, no final, quando presencia a morte de Dumbledore, este já o havia paralisado embaixo da Capa de invisibilidade e é o único motivo pelo qual Harry não se move para fazer algo naquele momento. Porém deixa bastante claro que era intenção dele fazer qualquer coisa, nem que fosse se jogar na frente do feitiço! Embora isso tudo esteja no livro não é o que presenciamos no filme… trágico.
Helena Bonham Carter está perfeita como Bellatrix Lestrange, embora esteja usando a mesma maquiagem do “Sweeney Todd – o Barbeiro Demoníaco da Fleet Street”, o que também não deixa de se enquadrar muito bem para a personagem em questão. Mas e o marido dela, Rodolphos Lestrange? Alguém o viu por aí?
Mais uma coisa: cadê o Voldemort? Queria tanto vê-lo torturando o Malfoy pai por seus descuidos!
Espero para os próximos dois anos que o livro dividido em duas partes seja melhor cuidado. Afinal se vão ter mais tempo e podem se dar ao luxo de ter dois filmes de 3 horas para adaptar o livro, que o façam decentemente. Sem cortar detalhes importantes ou as partes mais emocionantes que estão gravadas na memória de quem leu os livros. Harry com certeza, de novo, será caracterizado como um babaca que não sabe pra onde ir porque Dumbledore não deixou um mapa com instruções; Hermione e Rony no maior love podem até dar um show e brilhar mais que o Radcliffe. Mas uma coisa não pode faltar: Voldemort duelando até a morte com Harry! E também o final do livro que é muito instigante na plataforma 9 3/4
Bom, ficou meio longo, mas é isso.
Ah, Nota importante: quando à Senhor dos Anéis, antes de Peter Jackson o mundo era dividido entre aqueles que leram e aqueles que não leram SdA. Agora pode ser dividido entre aqueles que leram, adoraram e viram os filmes (se decepcionando um pouquinho com o final do terceiro – Eu, por exemplo); aqueles que só viram os filmes e acham que sabem mais do que quem leu SdA, O Simarillion e O Hobbit; aqueles que viram os filmes por preguiça de ler; e finalmente, aqueles que não leram e não viram os filmes porque simplesmente não gostam ou não querem.
Ainda tenho a vã esperança de que Peter Jackson dê uma lição nesses diretores e adaptadores, roteiristas de HP e assuma o controle dos próximos dois filmes, mostrando como é que se faz uma adaptação pro cinema de uma mitologia tão rica! (Mas não faça um final fake, please!)
FelipeBZ
19/07/2009 11:00
Creio que Enigma do Príncipe foi o mais diferente da história original. E eu que pensava que Ordem da Fênix já era ruim…
Fiquei com aquela sensação de ‘já acabou?’. Escolheram algumas cenas aleatórias, alteraram e fizeram o filme.
O final foi realmente decepcionante. E estranho, muito estranho.
Fico imaginando como será Relíquias da Morte. Metade do filme mostrando o funeral e o casamento de Gui e Fleur, e o resto, só cenas curtas em Grimmauld Place e nos acampamentos discutindo sobre as horcruxes…
Alessandra
19/07/2009 16:57
Olá Thássius!
Espero que você me perdoe, mas vou fugir completamente do tema do teu texto.
A razão para meu comentário é que buscando um blog interessante por este vasto mundo da blogosfera, encontrei o teu. Estava procurando um blog bacana para ser indicado a um prêmio que o meu blog recebeu, então… premiei o seu. Também tomei a liberdade de incluir o Memórias Fracas na minha lista de links.
Para saberes sobre o prêmio para o qual te indiquei, dá uma olhadela nesta página: http://moviesense.wordpress.com/textos-sobre-cinema/
Parabéns pelo blog e sorte com ele.
Um abraço,
Alessandra.
Douglas
21/07/2009 1:45
Eu sou fã doente de harry potter mas este filme foi de lascar. Pessima atuacao de Daniel Radcliffe, nao foi nenhum pouco convincente ao se deparar com a morte de Dumbledore (acho q neste quesito ele atuou muuuito melhor em O CALICE DE FOGO pq gostei da emocao q ele passou com a morte de Cedric Diggory) , que foi uma coisa q passou bem batido no filme, sem dar muita enfase, sem contar que o filme ficou muito chato pelo exesso de dialogos e por vista muito chatos e desnecessarios. o filme focou demaaais em namoricos que chegou a fugir do principal. Mas falando mais detalhadamente e em geral sobre os filmes, acho q estao esquecendo os outros personagens e enfocando demais em cima de harry potter, a hermione granger por exemplo, p mim a melhor atuacao dela foi no Primeiro e Segundo filme pq foi realmente fiel as caracteristicas faladas no livro de ser uma garota inteligente, q sempre sabe ajudar os amigos em hrs criticas sabendo qual feitico usar e coisa e tal, e pôôô, a representacao dela vem piorando, nao fazem nenhuma cena boa com ela, neste livro (enigma do principe) por exemplo ela teve algumas participacoes interessantes na batalha qndo os comensais da morte invadem o castelo, o mesmo acontece com a minerva macgonagall, acho q os diretores deviam dar mais enfase a estes personagens sendo mais fieis ao q se dis acao e aventura q é a qualidade principal da saga e nao encher o filme de dialogos chatos de namoros e bjs!!!! Acho q quem vem atuando bem desde entao ali sao os atores q representam Snape, Dumbledore, Bellatrix, Minerva, adorei a participacao da atriz q fez Dolores Umbridge, Malfoy e Granger( tem mais alguns)!!! Mas enfim, este filme foi muito mau aproveitado, realmente perdeu-se a chance de adaptar bem uma historia q é cheia de revelacoes e acoes e p piorar tendo má atuaçao de alguns atores, so espero q eles saibam pelo menos fechar essa historia com chave de ouro, nao desperdicando oportunidade de mostrar mais acao e partes realmentes interessantes do livro, pq se deixarem mais uma vez o filme a desejar como este e ainda sendo o final da saga vai ter muita gente q vai “cortar os pulsos” de odio por acompanhar por tanto tempo e no fim ter um final mau dirigido a mau representado como foi este ultimo!!! Realmente to muito desepcionado!!!!
Eduardo
21/07/2009 3:32
Concordo demais com as críticas.
Não mostrar a essência das horcruxes é um crime. Não explicar como Harry está sendo preparado para enfrentar Voldemort é um crime,faltar um monte de coisas é um crime.Agora tratar Harry como um covarde na hora da morte de Dumbledore e não mostrar a batalha do castelo, mostrando a evolução em magia de toda a AD e deixar de deixar a expectativa por ação para o último epsódio é muita burrice……
“Decepcionou”. Não é possível que o mundo do cinema não se revoltará, pra mim poderia parar a série e regravar a Ordem da Fênix e O Enigma do Príncipe. O diretor destes 02 filmes acabou com a “magia” da série…….
Pelo menos quem não leu viverá na eterna ignorância. Pela mediocridade desses 02 filmes acho até bom…..
Thássius Veloso
21/07/2009 3:37
Eduardo: Gostaria de saber o que a J. K. Rowling pensa do que estão fazendo com os livros dela na hora de retratá-los no cinema.
Eduardo
22/07/2009 17:48
Eu tb Thássius.
Já que nos livros ela faz questão de deixar bem claro todas as características dos personagens e explicar cada detalhe dos acontecimentos….
Mesmo sabendo que não há como manter a riqueza dos detalhes, acho que os fãs esperavam que a excência do livro fosse mantida e não vimos a coragem de Petter, nem a preparação para a batalha final….
Luis
23/07/2009 2:13
E a Cho não foi nem mencionada no filme … no minimo deveria ter sido dada uma explicação , ou mostrado ela na escola bem e com outra pessoa … pois no livro ela é mencionada como namorando justamente com o ex namorado da Gina … esse ponto seria importante, ao invés disso simplismente foi riscada e esquecida no filme!
Kitty
23/07/2009 16:12
Senti falta de algum comentário sobre o ator que interpreta Tom Riddle. Acho que ele realmente conseguiu passar a essência do personagem. Brilhante atuação. (Alguém sabe o nome do ator?)
Douglas
23/07/2009 17:12
sim sim kitty, tem toda razao, mas lembrando… o ator nao é o mesmo dos filmes passados, eles trocaram neste filme, mas ele simplesmente arrasou, conseguiu passar toda a emocao do seu personagem!!!
Thássius Veloso
23/07/2009 17:16
Kitty: Não acho que o ator que fez o Tom Riddle seja tão bom assim. O personagem com seus 6 anos e depois com aproximadamente 15 tinha as mesmas feições, a mesma voz. Ou seja, ficou forçado.
Kitty
23/07/2009 19:11
Também achei um pouco forçado, as mesmas feições, mesma voz.Mas se formos parar pra analisar, Tom Riddle levou uma vida diferente de todas crianças no orfanato, ou em Hogwarts. Manter essas características foi um pretexto para o diferencial do personagem, afinal, aquele é Lord Voldemort no futuro. Realmente me surpreendi com a cena da memória de Slughorn. Um ator que estrelou nesse filme atuar tão bem… Uma pena não poder falar o mesmo sobre Daniel Radcliffe.
Kitty
23/07/2009 19:14
No mais, bela crítica, Thássius. Acho que foi uma das melhores que já li. E condiz na maioria com minha opinião.
Lucas
26/07/2009 15:27
Alguém saberia qual o e-mail da J.K. Rowling? Queria saber qual a opinião dela sobre o filme e os enormes cortes feitos pelo diretor…. uma vergonha!!!!
Fernando Marques
27/07/2009 18:12
Caro crítico, aceito o seu fanatismo pelo que foi escrito por J.K. Rowling, mas é deveras necessário utilizar um pouco de racionalidade quanto às sua críticas.
Em primeiro lugar, obviamente, não é possível ser totalmente fiel ao roteiro do livro até mesmo porque ficaria uma obra extremamente extensa e cansativa, não pela história que é por sinal muito atraente e emocionante, mas sim pelo cansaço em ficar muitas horas sentado em uma cadeira de cinema compenetrado, e olha que o filme mesmo enxuto ficou extenso.
Outro fator é quanto à inclusão de alguns fatos que não estão presentes no livro, basta racionalizar e deduzir que, para o cinema às vezes é preciso re-adequar ou incluir algumas cenas, para roteiros adaptados, de forma que se apresentem com características cinematógrafas o que nem sempre é presenciado em obras escritas.
Quanto ao beijo do Sr. Potter com a Srta. Weasley, não foi uma cena tão patética, ou melhor insossa, como colocadas por você. Esta cena por sinal ganhou uma maior relevância no filme, pois ao que pude perceber este mesmo momento livro obteve um beijo muito sem graça entre duas pessoas deveras inexperientes, então se pensarmos por este lado a cena foi corretamente expressada, era para ser sem sal e dissaborosa, foi um início de romance entre dois adolescentes tímidos que não possuem muita intimidade.
Radcliffe, ou melhor o bruxinho Potter, é sim um grandíssimo ator, melhor dizendo, se enquadrou perfeitamente no papel de Harry Potter, não sei como será o desempenho do ator interpretando outros personagens em tramas distintas de “HP”, mas fica clarividente a sua evolução. Portanto não concordo quando colocado que o ator é inexpressivo, porque o Harry Potter, um garoto órfão e introvertido é um personagem inexpressivo e triste, portanto muito bem interpretado pelo ascendente ator Daniel Radcliffe.
E para concluir e não dizer que estou aqui para contrariar a sua opinião, concordo em que deveria ser melhor trabalhado partes muito importantes do livro que não ficaram corretamente expressa e perceptível a quem se dedicou somente à assistir pela telinha e não desfrutar das várias páginas do livro.
Elenice
29/07/2009 0:13
Bom todos os pontos negativos já foram abordados aqui e fico feliz que não tenha sido só eu a não gostar do filme, pois para mim foi o pior da saga. Todos os detalhes que eu iria criticar já foram expostos aqui e não deixei de postar o meu comentário em sinal de protesto. Sabemos que o filme é uma adaptação do livro, mas daí inlcuir cenas que não existem no livro e deixar o que é importante….uma obra tão rica em detalhes precisava isso??? Outro fator que eu esperava e ninguém comentou aqui, que lobisomen fajuto de barbie era aquele o lobo gary back??? Parecia o planeta dos macacos e na descricão da autora, uma das partes sinistras do livro é a desse lobisomem que passou a ser comensal e como ele é impiedoso e assustador…eu ficava imaginando como seria o lobisomem no filme e achei que seria um ponto forte também para o lado das trevas mostrar os seus aliados e como o poder do lorde voldemort está crescendo. Enfim sem mais comentários!
joão victor
31/07/2009 16:49
harry potter não morrerar no 7° filme ele revivera.
Cris
01/08/2009 13:15
tambem esperava mais emoção principalmente quando dumbledore precisa beber a poção.
Quanto a hermione, eu esperava que ela e rony se entendessem eu achei o final muito insosso.
Gostaria de deixar em aberto a questão da fenix que passa quando o trio está na torre conversando será que pode ser dumbledore que usou uma horcrux, se o voldemort pode pq ele não?
PS:eu vi e amei o filme apesar de não ter entendido muito o final
Alexa
01/08/2009 18:36
Que bom que você concorda comigo! Sou super fan da saga de Harry Potter, e tbm fiquei bem decepcionada com esse filme…
Achei a edição mal feita, onde todos pareciam aparatar o tempo todo. De repente estão aqui – depois ali. e você que se vire pra ligar os pontos… Além disso, meu namorado e eu resolvemos montar uma campanha pra fazer figuração de graça no proximo HP, já que parece que eles estão economizando com as pessoas na reta final…….
Outra coisa que me incomodou foi a super valorização da trama amorosa, e a mudança dela no filme.. Afinal, Harry e Gina não só se beijam como namoram neste ano em Hogwarts, e em um dos trailers tinha a cena certa, igual do filme, com eles se beijando na Sala Comunal depois da vitória da Grifnória no Quadribol… então só me resta pensar que mudaram tudo na hora da edição e deviam estar num momento “emo” pra deixar o Enigma pra trás…
Afinal, o comentário mais correto foi o de uma menina no cinema atrás de mim quando o filme terminou…
“Mas qual era o Enigma do Príncipe Mestiço afinal?”
Alexa
01/08/2009 18:45
O Fernando e sua “clarividência”, viram o potencial do Radcliffe! que bom né?!
Será que ele, na sua sabedoria tbm percebeu o sobrenome Radcliffe no nome de um dos produtores executivos de todos os filmes?
Palmas pra Emma Watson e principalmente Rupert Grint que sempre foi um ótimo ator, e agora tbm ta ficando um gatinhoo rsrsrs…
Eryck
02/08/2009 1:03
Até o quinto filme, sempre fui arretado pra assistir Harry Potter. Um dia julguei que poderia ler o sexto livro sendo que já havia lido apenas o primeiro. E aí deu no que deu. Enquanto lia, eu não entendia algumas coisas mas passava batido. Gostei muito do sexto livro que terminei de ler dias antes da estréia. E na minha primeira experiência de filme após livro, fiquei comparando os dois o tempo inteiro, além de que assisti ao lado de uma amiga que o tempo inteiro pedia spoilers. Acabou que terminei o filme com uma sensação de que não tinha assistido a nada. E agora pretendo assistir o filme pela segunda vez e me esquecer de já li aquela história.
Gui
03/08/2009 2:18
Gostei, mas não concordo sobre a parte da música de abertura…pode ser mais lenta e baixa que as outras, mas arrepia! N a minha opinião foi a melhor música de abertura de todas.
Sobre a parte de paralizar o Harry, eu achei melhor como fizeram no filme. A cena ficaria extremamente tosca se fosse o contrario. E o Snape pediu p/ Harry ficar quieto e ele obedeceu, mesmo odiando o Snape,mas pensando que ele iria ajudar Dumbledore, óbvio.
Filme nota 4,0
Mariana
03/08/2009 16:55
Eu particularmente achei o filme o bela porcaria…comparado cm os outros filmes…e sem dizer q o filme não tem nada a ver cm, o livro…
Foi uma vergonha…dinheiro de cinema bem mal gasto!!!
Stephano de Souza
06/08/2009 11:39
Deixei para assitir o filme ontem, “menos correria” fiquei muito desecpcionado com varias coisas:
1) Sabe aquele frio na espinha quando rola a musica na abertura, que bosta de musica foi aquela, tiraram a marca registrada do filme?
2) Para quem leu o livro, as memorias dos avo e da mae de Tom é muito importante, ja começa no orfanato?
3) Uma coisa é adaptar um filme e outra e invertar cenas, quem disse que o anel era de Tom, onde esta a cena que colocam fogo na casa dos Wesleys, quam disse que Harry tomou toda poção da sorte, pois no ultimo livro ele vai precisar na batalha final…
4) O pior, no final do livro ele ja sabia de todas as Horcruxes, as 7 e agora ele vai advinhar sobre a cobra? sobre o calice? a tiara? Pois no ultimo filme ele se lebra de ter pego a tiara e colocar no busto onde escondeu o livro, mas neste filme não foi ele que escondeu???
Estou ate vendo que o final vai ser uma nova historia criada por hollywood.
Muito decpcionado…
Amanda
07/08/2009 15:56
Eu concordo plenamente com voce. Eles derem ênfase às partes
inúteis e esqueceram as partes mais importantes. Este filme foi uma grande decepção, eu fiquei duas horas na fila do cinema para assistir à essa catastrofe. E ainda aplaudiram essa porcaria no final, acredita ?
Júlia
16/08/2009 9:18
‘Seriam sinais de que Dumbledore está ficando gagá?’
talvez, mas como é explicado em relíquias da morte, acho que como Alvo já sabia que ia morrer quisesse mostrar a Harry que o amava e prestava atenção nele, apesar de que nos livros ele não faça esses comentários. em relíquias da morte Harry tem graves dúvidas a respeito de Alvo, então acho que isso talvez possa vir a ser lembrado em um dos filmes muito provavelmente por Hermione em sua tentativa de mostrar a Harry que Alvo o amava.
Júlia
16/08/2009 9:20
ah e, acho que todos já sabemos que a Joanne confirmou várias dúvidas sobre a sexualidade de Alvo, e todos já sabemos de sua homossexualidade, o que muitos dizem ser uma ‘deixa’ para uma continuação de Harry Potter mas virada para o público adulto.
Júlia
16/08/2009 9:25
Faltou dar clima à situação, que é crucial para mostrar até que ponto Voldemort vai para se consolidar como o pior e mais poderoso bruxo de todos os tempos. (concordo)
O roteirista também alterou um pouco da participação de Snape, vivido pelo impecável Alan Rickman. Nos momentos finais de Dumbledore no livro, um Harry Potter coberto pela capa da invisibilidade é paralisado pelo diretor e obrigado a ver Draco Malfoy ameaçar o bruxo, até que Snape vêm e executa Dumbledore. Já no filme Snape não só vê Potter na torre, escondido na parte de baixo da aparelhagem de astronomia, como vai pedir ao herói que fique quieto. Depois sobe, encara Dumbledore e o assassina com um simples “Avada Kedavra”. (Alvo pediu a Snape que fosse uma morte rápida, então o melhor jeito era o Avada (y). e sim, é verdade e acredito que todos sabemos que no livro ninguém vê Harry porque el está coberto com a Capa da Invisibilidade. e eu dei um grito no cinema porque tinham mudado isso, e a sala tava lotada porque era pré-estréia ;x )
Júlia
16/08/2009 9:28
Não há comoção, quase não há choros e certamente não há o respeito devido ao grande bruxo Dumbledore. Aqueles que, como eu, forem ver o filme na expectativa de assistir ao funeral do diretor também irão se decepcionar. Não há sequer uma menção sobre Dumbledore ter sido sepultado ou não, o que deixa a questão em aberto para ser abordada em um próximo filme.
Agora me diga, como vão fazer a cena em que Você-Sabe-Quem pega a Varinha das Varinhas do túmulo de Alvo em ‘Relíquias da Morte’?
até eu faço um filme melhor do que o David ¬
Júlia
16/08/2009 9:32
“Harry Potter e o Enigma do Príncipe” deve ser assistido porque transforma em imagens boas passagens do texto de Rowling, mas aparentemente deixa de fora justamente o mais importante: a busca pelo horcrux, a morte de Dumbledore e o consequentemente funeral do diretor. Os momentos de maior emoção foram burramente negligenciados pelo roteiro, o que é uma pena.
concordo plenamente.
e gente, sobre o beijo sem ‘emoção’ do Harry e da Gina, isso não tem absolutamente nada a ver com o Radcliffe atuar ou não bem. ele não sabia que a Gina ia beijar ele (apesar de desejar isso intimamente), ela pediu pra ele fechar os olhos e aí ela foi lá e ‘pum!’ tascou-lhe um beijo. vocês queriam o quê? ele foi pego de surpresa e aposto que saiu exatamente como o David Yates queria que fosse, e se a Joanne aprovou isso foi porque ela gostou por lá seus motivos. (y)
Júlia
16/08/2009 9:33
ah e galerinha linda, olha que notícia gamante:
Lembra da Fantástica Fábrica de Chocolates? O clássico dos anos 70 em que o garotinho pobre encontra um coupom dourado em uma barra de chocolate e ganha a chance de visitar a melhor fábrica de chocolates do mundo?
Pois é, vai acontecer novamente, mas o coupom dourado desta vez dará ao seu sortudo ganhador a chance de visitar os Estúdios Leavesden por uma semana onde acompanhará as filmagens de Harry Potter e as Relíquias da Morte, conhecerá o elenco e visitará todos os setores envolvidos na produção, como maquiagem, cenografia e efeitos-especiais.
Mas o fã de Harry Potter que estiver interessado em tentar ganhar a promoção precisa desembolsar um tanto mais do que algumas moedinhas, já que o coupom dourado estará escondido em uma das caixas com os 5 primeiros filmes da série que deve chegar às lojas ainda neste mês em DVD e Blu-Ray.
Existem também outros prêmios, mas nada que sequer chegue perto do passeio…
Júlia
16/08/2009 9:35
O Ipod do Snape
O Twitter tem se revelado uma boa forma de saber o que anda rolando com o elenco dos filmes da série Harry Potter, já que diversos membros do elenco como Tom Felton e os gêmeos Phelps, postam suas novidades quase diariamente.
Uma das mais interessantes partiu do ator Warwick Davis que interpreta o Professor Flitwick na série.
Ele flagrou ninguém menos do que Alan Rickman (Professor Snape) com um iPod no ouvido e, por conta disso, fez uma pesquisa entre seus seguidores sobre como seria a Playlist do Snape.
O top 10 do iPod do Snape:
‘Copacabanna’ – Barry Manilow
‘Bad’ – Michael Jackson
‘Walkin’ on Sunshine’ – Katrina & the Waves
‘I’m Too Sexy’ – Right Said Fred
‘For Lily’ – Michael Silvestri
‘Barbie Girl’ – Aqua
‘Bohemian Rhapsody’ – Queen
‘Take a Chance (On Me)’ – ABBA
‘The Sound of Silence’ – Simon & Garfunkel
‘Magic Man’ – Heart
O ator ainda avisou em seu Twitter que irá conferir diretamente com Rickman se as pessoas acertaram…
_______________________________
Emma Watson descende de bruxa.
O site Ancestry.com andou fuçando a árvore genealógica dos atores da série Harry Potter e descobriu alguns fatos interessantes sobre os ancestrais de Emma Watson (Hermione).
Segundo a publicação, ela descende de Joan Playle, uma inglesa do século 16 que foi condenada por bruxaria em 1592, no Condado de Essex.
Não existem muitos detalhes sobre a condenação, mas o que se sabe é que Playle não era casada, um dos fatores que durante a era elizabetana poderia levar a esse tipo de acusação. Normalmente as chamadas bruxas eram mulheres pobres, idosas, viúvas ou solteiras.
Apesar da acusação, ela não chegou a ser executada, foi apenas excomungada da Igreja Anglicana. Durante o reinado de Elizabeth I aconteceram 270 acusações e julgamentos por bruxaria.
________________________________________
Dumbledore é Gay.
Então está explicado: Alvo Dumbledore, um dos melhores personagens da saga de Harry Potter, usava roupas impecáveis, coloridas e brilhantes, tinha uma certa preferência por “entradas” e “retiradas” nada discretas e especialmente um histórico de “solterice” eterna!
JK Rowling criadora da saga de Harry Potter e de Dumbledore revelou ontem em uma leitura pública de sua obra no Carnegie Hall em Nova York, lotada de fãs, que o diretor de Hogwarts é gay.
“Sempre vi Dumbledore como gay”, disse JK em resposta a uma pergunta feita sobre a vida amorosa do mago feita por uma das crianças e acrescentou “Ele se apaixonou por Grindelwald… Não se esqueçam que a paixão deixa qualquer um cego. Ele ficou muito atraído por sua personalidade brilhante e essa foi sua tragédia.”
JK disse que precisou revelar este detalhe também ao diretor David Yates, quando soube que haviam incluído, em uma das cenas do sexto filme, detalhes sobre um antigo amor do velho diretor.
A autora ainda deu mais detalhes sobre o destino de outros personagens como Neville Longbotton, que se casa com Hannah Abbott, que aliás é a nova proprietária do famoso “Caldeirão Furado”.
A revelação da sexualidade de Dumbledore, para alguns analistas, pode ser a “deixa” para uma aguardada possível continuação da obra da escritora ainda dentro do mundo mágico de Harry Potter, mas agora voltada para um público adulto.
_______________________________________________
Após um mês de exibição do “Enigma do Príncipe” fatura US$ 820,9 milhões
________________________________________________
Os atores Paul Khanna e Jon Campling estão confirmados no elenco de “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Partes I e II”, segundo o site Cating Call Pro. Ambos interpretarão Comensais da Morte, porém ainda não existe uma definição específica sobre os personagens.
_____________________________________
Enfim o fim…
Agora que o momento do lançamento se aproxima, as novidades sobre “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” não páram de chegar à rede. A primeira é a da mudança de data de lançamento: confiando tanto no sucesso do sexto filme nos cinemas, a Warner Bros decidiu antecipar sua data de estreia nos EUA em dois dias, agora Harry Potter 6 chega aos cinemas americanos no dia 15 de Julho.
Essa mudança na prática significa que a distribuidora acredita tanto no sucesso do filme que tem nas mãos que resolveu apostar em uma data de estreia exclusiva, coisa que só é feita em casos muito especiais.
Além disso, ontem caiu na rede o quinto e último trailer oficial a ser lançado antes do lançamento e pelo visto estava mesmo guardando o melhor para o final: o trailer é fantástico!
Recheadíssimo de cenas inéditas, o trailer mostra mais um pouquinho da sequência da caverna, os ataques ao mundo dos trouxas, ao Beco Diagonal e à Toca, Hermione em uma de suas (muitas) crises de ciúmes, a cena com Katie Bell e o colar amaldiçoado, o duelo entre Harry e Draco no banheiro, Harry perseguindo Snape próximo à cabana do Hagrid… enfim… muitas daquelas cenas que queremos muito ver, há muito tempo.
O único senão acontece no momento em que Draco é mostrado na frente do tal armário e uma voz em off, que pode ser ou não de Dumbledore, não dá para ter certeza, diz que Voldemort o escolheu para uma missão.
É um diálogo que acredito que não esteja no livro, pelo menos não lembro dele, mas já se mostra aí uma diferença significativa do livro para o filme, que é algo que definitivamente não me agrada.
pequenas notícias que espero que quem ainda não viu goste. beijosmil;*
yuri danielewsk gould
07/10/2009 15:23
outra parte importante que deixam de fora é que não é belatriz que queima a casa de hagrid, nem sequer queimam a toca e nem sequer mencionam o casamento de gui e fleur e não falam como realmente eles (gina e harry) começam a namorar e nem falam sobre o N.O.M.s.
CELSO
07/12/2009 11:01
O filme não tem nada a ver com, o livro, ou estou enganado alguem poderia me dizer em quie parte do livro os comensais atacam a toca? quando a belatriz que queima a casa de hagrid?
Não eh a gina que esconde o livro na sala precisa…..
o Harry aguarda dumbledore na casa dos tios e nao numa estação de trem….
o mais comico do llivro que é a visita do diretor a casa dos tios ficou de fora …..
lastimavel
pedro
05/02/2010 15:27
cara vc fazendo a crítica tem que saber que livro e filme sao diferentes e tem coisas do livro que nao ficariam bem no filme na minha opiniao esse filme foi melhor impossível
e vc esqueceu de avaliar a fotografia do filme (que foi genial) e a direçao de arte q foi expetacular. leia as outras críticas q vc ainda tem mto que aprender antes de fazer crítica
e eu acho q se esse rodrigo aí fosse melhor q o daniel, pq ele nao é famoso? eu queria ser mau ator assim como o radclife
Trackbacks
22/03/2010 15:18
Deixar comentário